Concórdia na Feira do Livro
A Editora Concórdia botou a banca na rua. Pela primeira vez a Editora está participando da Feira do Livro de Porto Alegre. A Feira, montada na praça da Alfândega, zona central da capital, projeta vender 450 mil livros. A Editora Concórdia está na banca 51 vendendo literatura cristã com descontos especiais e falando sobre o que pensam e ensinam os cristãos luteranos. A feira iniciou em 31 de outubro e vai até 16 de novembro. As bancas ficam abertas todos os dias das 13 às 21h.

A IELB na mídia
Pastores da IELB tiveram diversas oportunidades de falar para a mídia sobre a Reforma e Finados. Veja o que foi publicado.

> Jornal Zero Hora, Porto Alegre, mostra templo ecumênico, em Garruchos, com pastor Wolter Becher

> Para a Folha de Candelária, Candelária/RS, falaram os pastores José Bauer e Martim Krebs
> Ricardo Rieth concedeu entrevista para a Revista IHU online, São Leopoldo/RS

> O Jornal União, Londrina/PR, publicou entrevista do pastor Leopoldo Heimann
> Jornal Diário do Aço, Ipatinga/MG traz informações do pastor Reginaldo Veloso sobre o Dia de Finados
> TV Vitoriosa, de Uberlândia/MG, filmou o culto e entrevistou o pastor Renato Farofa

> Pastores Marcos Schmidt, Paulo Moisés Nerbas e Leopoldo Heimann falaram para o Jornal NH, Novo Hamburgo/RS.

Reuniões e visita em Quito
O
secretário da IELB, pastor Rony Ricardo Marquardt, esteve na capital equatorina nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. Na passagem por Quito, visitou a Secretaria Geral do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) e participou da reunião da junta diretiva da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC). A ALC elaborou seu plano operativo e financeiro para 2009 e projetou o triênio 2010/2012. O pastor Rony foi eleito tesoureiro da Agência recentemente. A ALC elabora notícias cristãs para assinantes em três línguas – portugês, espanhol e inglês. Para assinar o boletim ALC acesse www.alcnoticias.org

Leia no site
Acesse www.ielb.org.br e leia estas notícias:
> Conferência de pastores em Rio Grande
> Indicadores da IELB novembro/2008

> Obrigações Fiscais novembro/2008
> Prefeito de Curitiba sanciona o Dia do Luterano

Seminário inaugura memorial em São Lourenço do Sul

Memorial e Museu estão no local que abrigou o primeiro refeitório do Seminário

Um culto campal lembrou os 105 anos do Seminário Concórdia. Realizado em São Lourenço do Sul/RS, local onde surgiu a escola de pastores da IELB, o culto foi acompanhado por cerca de 400 pessoas e autoridades.

O Seminário foi fundado em 1903 na localidade de Bom Jesus II, distrito de São Lourenço do Sul, pelo pastor americano John Hartmeister. O Seminário Concórdia e a prefeitura local resolveram preservar a história e inauguraram no dia 2 de novembro o Memorial do Seminário e o Museu da Imigração Pomerana.

Após um almoço de confraternização, os participantes reuniram-se debaixo de uma lona e de sombras de árvores e renderam graças a Deus pelas bênçãos do Seminário. Foi liturgista o pastor local Milton Vorpagel e pregador o presidente da IELB, pastor Paulo Moisés Nerbas, que lembrou da importância da formação de pastores para a IELB. Corais e instrumentistas do Seminário participaram da celebração. A cerimônia de inauguração do Memorial e Museu aconteceu após o culto, com a presença do prefeito municipal, José Nunes, e do secretário de Turismo, Zelmute Oliveira.

O diretor do Seminário, pastor Gerson Linden, fez a dedicação do local. Com o descerramento da fita, os presentes puderam visitar o prédio, que foi o primeiro refeitório dos alunos. No Memorial estão expostos objetos, atas e fotos do Seminário. O Museu da Imigração Pomerana resgata a história dos moradores locais, a maioria de origem luterana.

> Veja as fotos

Presidente da Igreja Luterana nos Estados Unidos destaca a IELB

Gerald Kieschnik (E) fala do trabalho da IELB em carta aos pastores americanos

Uma carta do presidente da Lutheran Church Missouri Synod (LCMS) enviada aos pastores americanos, aborda o trabalho da IELB. Gerald Kieschnick destaca as missões e o crescimento da Igreja.

Na carta, enviada mensalmente, o pastor Kieschnick incentiva os luteranos americanos a votarem na disputa entre Barack Obama e John McCain para a presidência dos Estados Unidos. Ressaltou também a importância dos luteranos testemunharam contra o casamento homossexual, assunto que está em debate em alguns estados americanos.

Sobre o trabalho da IELB, o pastor Kieschnick fala que a Igreja surgiu em 1900, fruto de trabalho missionário da LCMS com imigrantes alemães. Três anos mais tarde nascia o Seminário e um ano depois a igreja passava a ser um distrito da LCMS, passando a igreja irmã em 1980. Ele destaca a missão no Brasil, com a abertura de 24 pontos de pregação no ano passado, lembra a atuação do pastor Carlos Walter Winterle no Quênia e a adoção do Movimento Aquecendo Corações.

Na carta, ainda, são repassados dados do crescimento da IELB com seus 2,1 mil locais de culto e 233 mil membros, que representam um crescimento de 1,4%. Por fim, ele cita a ULBRA como uma das maiores universidades confessionais do mundo.

Pessoas famosas ou não, mas que são luteranas

A música fala de pessoas famosas ou não, mas que são luteranas.

As imagens dizem tudo.

Mesmo se não conseguir entender a letra, o vídeo mostra a história do ser humano com Deus.